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GEOMETRIA 3D

A Zanette Pneus conta com duas rampas de Geometria computadorizada 3D para atender automóveis, camionetes e vans de todos os tamanhos. 
Possui equipamento de última geração, homologado pelas principais montadoras de veículos do mundo, que realiza a medição em três dimensões, tornando a geometria mais assertiva, deixando o veículo dentro das especificações originais da fábrica. 

O que é a Geometria? 
A geometria faz parte do processo de alinhamento do veículo. Ela serve para o acerto de todos os ângulos que compõem o sistema de direção e suspensão dianteira, e em alguns carros, também da suspensão traseira. Durante o procedimento, as medidas são feitas em graus e milímetros para verificar a distância entre os eixos, o cáster, e o câmber, de forma que as quatro rodas fiquem perfeitamente alinhadas, formando um retângulo. O uso da geometria é feito porque a suspensão dianteira não é um sistema rígido. Por isso, seus pontos de fixação perdem a localização exata. O automóvel pode perder o alinhamento por três razões: desgaste natural dos componentes da suspensão, passagem por irregularidades das pistas, como buracos e quebra-molas ou por causa de uma colisão.
O ideal é que o veiculo seja alinhado a cada 8.000 km, ou nas seguintes situações: troca de pneus, sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares, após fortes impactos em buracos ou obstáculos, sempre que for feito serviços de suspensão, quando o veiculo estiver puxando para um dos lados ou apresente instabilidade na direção. A falta da geometria exata do carro pode provocar desgaste prematuro dos pneus, consumo excessivo de combustível, instabilidade nas curvas e deixar a direção mais pesada. É importante lembrar que suspensões não originais, como as rebaixadas, a ar e com molas tipo rosca não atingem nunca os parâmetros especificados pela montadora.

Quando deve ser feito?
* Sempre que fizer o alinhamento de direção e for detectado que os ângulos de convergência, divergência, câmber, e cáster estiverem em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo;
* Quando as rodas apresentarem dificuldade para voltar à posição inicial após qualquer deslocamento.
* Sempre por ocasião da troca dos pneus;
* Sempre que forem substituídos componentes da suspensão do veículo; 
* Preventivamente a cada 10.000 km;
* Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares internos ou externos, na área do ombro, escamas na banda de rodagem ou em relação ao outro pneu que estiver rodando no mesmo eixo;
* Sempre que o veículo apresentar tendência de deriva ou instabilidade em marcha;
* Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos;
* Quando a direção do veículo estiver pesada e o volante apresentar endurecimento ao esterçar;

Danos provocados por irregularidades na geometria de direção e suspensão:

* Desgaste irregular e prematuro dos pneus, internamente e externamente e banda de rodagem dos pneus;
* Desconforto ao dirigir causando perda sensível da dirigibilidade do veículo causado pela deriva em marcha;
* Direção pesada provocado pelo ângulo de cáster exagerado;
* Desconforto ao dirigir causado pelo desequilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade;
* Veículo tende a sair para os lados quando o motorista solto o volante;
* Falta de estabilidade do veículo em alta velocidade; 
* Comprometimento da firmeza e da estabilidade à direção, para permitir ao motorista dirigir em linha reta com esforço mínimo;
* Dificuldade de retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, depois de efetuada uma curva;
* Perda da estabilidade do veículo.

Geometria 3D
Geometria 3D
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